Sobre este blog

Mansfield - França 1916
Katherine Mansfield na França, em 1916. Fotógrafo desconhecido. Arquivo da Biblioteca Nacional da Nova Zelândia.

Ninguém me apresentou Katherine Mansfield, uma de minhas escritoras prediletas desde sempre. Deparei-me ainda adolescente com dois volumes de sua obra em português, no início dos anos 1990, procurando algo para ler nas prateleiras de uma biblioteca pública. O primeiro foi “Felicidade”, em tradução de Érico Veríssimo, publicado pela Editora Globo em 1940. O segundo foi “A festa e outros contos”, em tradução de Julieta Cupertino, na época recém-lançado pela Revan em 1993. O exemplar era tão novinho que ainda guardava o cheiro das páginas intocadas. Fui o primeiro a levá-lo para casa.

Mansfield faleceu em 1923 aos 34 anos. Teve três livros de contos publicados em vida e dois póstumos, compilados pelo marido, totalizando 85 contos. Além desses textos, Mansfield escreveu ensaios críticos, poemas e esboços de romances, além de cartas e diários. A edição mais recente de sua obra completa, organizada por Gerri Kimber e Vincent O’Sullivan, foi dividida em quatro volumes, dois deles dedicados a todas as histórias — 220 no total, incluindo as primeiras redações escritas na escola e os contos e romances inacabados e/ou abandonados em vida.

O desejo de traduzir a obra de Mansfield não é novo — é tão antigo quanto a sensação de ler “Bliss” pela primeira vez, lá na adolescência. Sua realização, no entanto, começou a tomar forma depois que Rejane Dias, editora do Grupo Autêntica, abraçou com alegria o projeto de publicar os contos. Pretendemos lançá-los seguindo a mesma ordem em que foram publicados originalmente, e o primeiro volume abarcará os dois primeiros livros — In a German Pension, de 1911, e Bliss, de 1920.

Neste blog pretendo reunir informações sobre a vida e a obra de Mansfield, além de compartilhar descobertas feitas durante o processo de tradução.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s